1. A EDM fez grandes progressos e desenvolvimentos tanto na geração, transmissão e distribuição ao longo dos últimos anos, pode partilhar connosco como isto foi conseguido?

A história da EDM confunde-se com a do país, tendo passado por várias fases de crescimento e consolidação do seu posicionamento enquanto Empresa de Excelência e Referência do sector energético nacional.

Hoje, fornecemos energia eléctrica a mais de 2.600.000 famílias, abrangência correspondente a uma taxa de acesso à energia da Rede Eléctrica Nacional de cerca de 40%.

Estamos também a liderar projectos estruturantes de Geração e Transmissão de Energia com vista a dar resposta às demandas das necessidades industriais do País, bem como das novas ligações, no âmbito do alcance da meta de acesso universal à energia, até 2030.

Com efeito, a EDM apostou, por um lado, em parcerias público privadas e no engajamento de parceiros de cooperação para mobilização de fundos que viabilizaram a concretização de diversos projectos, com destaque para a Central Térmica de Temane 450MW, Linha de Trasnporte Temane Maputo 400kV, Linha de Trasnporte Chimuara-Alto Molócue 400kV, Linha de Transporte Moçambique Malawi 400kV, Central Solar de Metoro 40MW, entre outros projectos. O ProEnergia é também um importante Projecto que está a contribuir para o alcance da meta de acesso a energia, até 2030.

Por outro lado, a EDM implementa projectos sociais financiado pelo Governo para acelerar a electrificação do País, como seja o Projecto de Electrificação de todas as Sedes dos Postos Administrativos, até 2024.

  1. Quais são os actuais projectos prioritários da EDM?

A nossa missão é garantir o fornecimento de energia de qualidade aos nossos clientes.  De modo que, estamos empenhados em modernizar continuamente,

os nossos produtos e serviços. Nesse contexto, estamos a implementar vários projectos, entre os quais;

  1. Centro Nacional de Despacho;
  2. Linha de Transporte Chimuara – Nacala 400kV (Secções Caia – Alto Molócuè );
  3. Linha de Transporte Moçambique – Malawi a 400kV; e
  4. Linha de Transporte Lamego – Guara guara a 110kV.
  5. Electrificação das Sedes dos Postos Administrativos;
  6. ProEnergia (Energia Para Todos)
  7. Globalmente, quais são os principais desafios que a EDM está actualmente a enfrentar?

Temos enormes desafios, sendo que o Roubo de Energia e Vandalização de Infra-estruturas da EDM está no topo das nossas maiores preocupações. Anualmente, perdemos cerca de USD 100 milhões, facto que está a comprometer o alcance do objectivo estratégico de alcance da meta de acesso universal a energia, até 2030.

  1. A EDM está a apoiar a MMEC 2022, qual é a importância de participar neste evento?

A EDM é uma Empresa de referência no sector energético nacional e com a ambição de consolidar, ainda mais, o posicionamento de Moçambique enquanto Polo Regional de Energia.

Portanto, este evento constitui para EDM, por excelência, uma oportunidade para partilha de experiências com parceiros e executivos da indústria de Mineração, Energia e Petróleo e Gás.

Esperamos encontrar nesta Plataforma novas abordagens do sector e ter contacto com as inovações em curso no sector da energia.

Name Joaquim Ou-chim

Position Executive Board Member for Electrification EDM