. Na sua perspectiva, como é que os recursos de gás natural irão alavancar o crescimento económico de Moçambique? Até que ponto isto pode ser benéfico para as empresas locais?

O crescimento econômico do país com a exploração de seus recursos minerais se dá inicialmente com o pagamento de royalites e com a participação da indústria local nas atividades de exploração e produção dessa riqueza. As empresas locais devem buscar o seu aprimoramento tecnológico, de modo que consigam se inserir na cadeia de valor mundial, e se tornem uma escolha natural das empresas petrolíferas que operam no país.

. Até que ponto considera seriamente o impacto da COVID 19 no desenvolvimento de projectos de LNG?

A COVID 19 impactou na diminuição da demanda mundial por energia, e isso afetou diversos projetos em todos os países.  Entretanto, no início de 2021 podemos observar uma retomada dessa demanda por energia, de modo que o risco para os projetos devem retornar para os patamares pré pandemia.

. Como pode Moçambique utilizar os seus abundantes recursos para atrair investimento directo estrangeiro?

A atração de investimentos estrangeiros envolve uma série de fatores, mas em relação a participação da indústria local nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, o país de se atentar para não querer obrigar que determinados bens e serviços que não são capazes de produzir tenham que ser obrigatoriamente adquiridos no país.

. No geral, quais são os principais benefícios da MMEC 2021?

A MMEC 2021 permitiu a exposição de diferentes pontos de vistas sobre o assunto, e foi muito enriquecedor participar do evento.  Adorarei participar em 2022.

Name Luiz Bispo

Position Superintendente

Event Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Brasil